Você sabia que alugar sem imobiliária pode trazer vários riscos?
Apesar de parecer um processo mais simples e menos burocrático, não ter a intermediação de uma imobiliária na negociação deixa tanto o locador quanto o locatário em uma situação vulnerável.
A seguir, separamos as principais razões para você procurar uma imobiliária na hora de alugar um imóvel.
Boa leitura!

O que significa alugar sem imobiliária?
Alugar sem imobiliária significa realizar o processo de locação de um imóvel sem a intermediação de uma imobiliária, ou seja, diretamente com o proprietário.
O modelo é regulamentado pela Lei do Inquilinato, que define os direitos e deveres do locador e do inquilino.
Na locação sem imobiliária, o contrato pode ser fechado de forma mais rápida, já que não possui tantas etapas de segurança para os envolvidos. Isso é considerado uma vantagem, apesar de não trazer benefícios a longo prazo.
Riscos de alugar sem imobiliária
Como mencionamos, alugar sem imobiliária pode trazer diversos problemas para os envolvidos no contrato. Entenda:
Cobrança indevida
Para o inquilino, um dos principais riscos é acabar pagando um preço muito alto no valor do aluguel, já que não foi avaliado por um especialista. Além disso, o proprietário pode acabar realizando outras cobranças que não são previstas em lei.
Falta de pagamento
Em contrapartida, o proprietário do imóvel também fica vulnerável, já que o locatário pode simplesmente não pagar o valor acordado. Sem a intermediação de uma imobiliária competente, a situação é ainda mais complicada.

Legislação
Assumindo que nem o locador nem o locatário são especialistas em direito imobiliário, as chances do contrato estar desatualizado ou até mesmo não ser válido juridicamente são bem altas.
Golpes
Ver o anúncio do imóvel perfeito nas redes sociais pelo valor que você pode pagar parece um sonho sendo realizado, mas pode se tornar um pesadelo rapidamente. Golpes e fraudes são comuns no mercado imobiliário, afetando pessoas que fazem um depósito para “reservar” o imóvel e acabam perdendo dinheiro.
Conflitos
Um dos principais riscos é uma das partes discordar da outra. Sem uma imobiliária para fazer a ponte, a relação que antes era de confiança pode acabar sendo destruída.
Reajustes
Além de todos os outros problemas financeiros, um proprietário agindo de má fé pode reajustar o valor do aluguel sem ter acordado antes com o inquilino, levando a mais discussões e problemas.
Falta de resolução de problemas
Independente do tempo em que esteja ocupado, um imóvel vai precisar de manutenção. Aos olhos da lei, é muito claro quais manutenções são de responsabilidade do proprietário e quais são de responsabilidade do inquilino. Sem uma imobiliária para assegurar isso, outros desentendimentos podem acontecer.

Alugar sem imobiliária não vale a pena
Até esse ponto, podemos concluir que alugar sem imobiliária não vale a pena, já que os riscos são muitos, seja você o dono do imóvel ou a pessoa que deseja alugá-lo.
Na Braty Imóveis, oferecemos todo o suporte necessário para inquilino e proprietário. Cuidamos de toda a parte burocrática do processo de locação, analisamos com cuidado cada cadastro de locatário e garantimos a segurança e integridade do imóvel.
Para colocar seu imóvel para alugar na Braty, clique aqui e entre em contato com a nossa equipe.
-
Artigo Anterior Beira-Mar de São José: beleza, valorização e bem-estar
-
Próximo Artigo Investir em imóveis é uma boa ideia?
